programador, cientista, pythonista e minimalista. Recife, Brasil

Python substitui Java como 1° LP no curso de SI da UFPE

Publicado em: . | Por: Gileno Filho | Arquivado em: cursos

Os últimos dois semestres da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2013.2 e 2014.1, os alunos do curso de Sistemas de Informação (SI) do CIn/UFPE (Centro de Informática da UFPE) que reprovavam a disciplina de Introdução a Programação com Java (IP), cursavam no semestre posterior uma disciplina extra de IP que usava Python ao invés de Java como linguagem. Eu participei dessas turmas extras como monitor do professor Airton, e me senti muito feliz em saber que no semestre de 2014.2 os resultados foram satisfatórios e agora a disciplina de IP não será mais com Java e sim com Python.

Entretanto o que eu percebi é que não é apenas usando Python como primeira LP que é possível melhorar o ensino de programação nas universidades, a melhora está na metodologia, no espírito de comunidade e na cultura que essa linguagem representa, e isso eu posso representar em 2 termos: Software Livre e Comunidade Apaixonada.

Quando foi anunciado que a disciplina de IP teria uma turma extra com Python, muitos membros da comunidade Python se dispuseram a ajudar, logo surgiram muitas ideias e possibilidades. Eu, que estava afastado da universidade, fiz questão de ajudar e tive uma liberdade muito grande do professor para levar o meu conhecimento acadêmico e profissional à disciplina como monitor. O professor deixou a disciplina muito mais prática, houve até uma pequena maratona de programação (salve as devidas proporções).

Enfim, o que eu aprendi é que uma linguagem de programação é apenas uma ferramenta, mas como tal, deve ser cuidadosamente escolhida para um melhor aproveitamento e para mim Python é a melhor linguagem para o ensino de programação em cursos de Computação, não falo de modo geral porque pode (e deve) existir melhores formas de ensinar programação em outros ambientes.

Complementando para quem não viu, Python se tornou a linguagem mais popular no ensino de programação das principais universidades dos Estados Unidos:

http://cacm.acm.org/blogs/blog-cacm/176450-python-is-now-the-most-popular-introductory-teaching-language-at-top-us-universities/fulltext

Créditos

Além de mim e do professor Airton, houveram outros monitores e professores envolvidos que foram importantes para essa mudança, mais detalhes podem ser vistos na página da disciplina: https://sites.google.com/site/if968isturma2/

python universidade

COMPARTILHAR:

Comentários

comments powered by Disqus

Sobre

Website e Blog de Gileno Filho, escrevo sobre: Desenvolvimento, Python, Django, Ciência de Dados, Engenharia de Avaliações, Inteligência Artificial e Design Minimalista.

Social